Náutico de Ponte de Lima imbatível na Taça de Portugal de Tripulações de Fundo
Decorreu em Melres (Gondomar), em 2 e 3 de abril, mais um campeonato nacional de tripulações de fundo, tendo a taça sido levantada pelo Clube Náutico de Ponte de Lima.
Com uma comitiva de quase 100 atletas, o Clube Náutico de Ponte de Lima revalida o seu título nacional nesta prova, a qual foi sempre ganha pelo clube limiano.
Especial destaque para as 8 medalhas de ouro alcançadas pelos atletas do Ponte de Lima, nos diferentes escalões: em iniciados, Diogo da Silva e Tiago Martins (K2); em infantis, Ana da Cruz, Renata Costa, Mafalda Cruz e Bruna Azevedo (K4), bem como Margarida Pereira e Bibiana Rodrigues (C2). Já em cadetes, subiram ao mais alto lugar do pódio as atletas Marta Alves, Filipa Lamas, Maria Gomes e Rosana Dias (K4); em juniores, foram ouro a dupla feminina Beatriz Fernandes e Ana Pereira (C2), bem como os atletas Francisco dos Santos e Fernando Costa (K2). Também os seguintes atletas limianos seniores alcançaram o primeiro lugar: Nuno Barros e Ricardo Coelho (C2) e, em C4, Tomás de Sousa, Nuno Barros, Ricardo Coelho e César Soares.
Foram medalha de prata os atletas iniciados Santiago Campos, Tiago Martins, Diogo da Silva e Martinho Taveira em K4; e, em infantis, as duplas de C2 João Monteiro e Celso Caldas e Inês Correia e Mariana Correia. O segundo lugar foi também alcançado pelas juniores Francisca Lopes e Beatriz Caldas (K2) e pelas seniores Beatriz Lamas e Beatriz Barros (C2).
No terceiro lugar do pódio contam-se ainda os seguintes atletas, nas respetivas categorias: Santiago Campos e Martinho Taveira (K2, iniciados), Ana da Cruz e Bruna Azevedo (K2, infantis), Maria Gomes e Rosana Dias (K2, cadetes), João de Sousa e Gonçalo Gonçalves (K2, cadetes), João Silva e César Correia (C2, juniores), João Silva, César Correia, Albino Dias e Rafael da Silva (C4, juniores) e, ainda, Joana de Sousa, Francisca Carvalho, Mariana Morais e Maria Lopes (K4, seniores).
Para a vitória da prova pelo clube de Ponte de Lima contou ainda a inexcedível prestação de outros atletas do Clube Náutico em prova. Em infantis, destaca-se o 7.º lugar do K2 feminino com Renata Costa e Mafalda Cruz; em 10.º lugar, em K4, Gabriel Gomes, Gabriel Fernandes, Bruno Araújo e Emanuel Matos; em 13.º lugar o K2 de Gabriel Gomes e Bruno Araújo; em 19.º lugar o K2 feminino com Ana Ribeiro e Joana da Silva; e, em 23.º lugar, o K2 de Gabriel Fernandes e Fábio Rodrigues.
Em iniciados, o 5.º lugar foi alcançado pelo K4 Rodrigo Morais, Ricardo Sora, Dinis Pereira e Miguel Vasconcelos; em K2 feminino, Simone Pereira e Maria Matos alcançaram o 9.º lugar; e as duplas K2 Rodrigo Morais e Miguel Vasconcelos, Ricardo Sora e Dinis Pereira e João da Silva e Gonçalo Vieira alcançaram, respetivamente, o 9.º, 14.º e 18.º lugar.
No escalão de cadetes, os atletas Rui Sá e Luís Amorim (C2) chegaram ao 4.º lugar; Filipa Lamas e Marta Alves (K2) ao 6.º lugar; e o quarteto João de Sousa, Gonçalo Gonçalves, Afonso Sousa e João Veríssimo (K4) alcançaram o 11.º lugar. Já o quarteto junior (K4) composto por Francisco dos Santos, Fernando Costa, João da Silva e André Azevedo chegaram ao 4.º lugar da classificação; em K2, as também juniores Bárbara Costa e Ana Araújo ficaram em 9.º lugar.
Finalmente, destaque para as pontuações alcançadas pelos atletas seniores em competição: Joana de Sousa e Mariana Morais foram 4.ªs em K2 feminino; Mariana Lopes e Maria Mota foram 5.ªs em C2 feminino e, finalmente, João Pereira, Karim Elsayed, Jorge Castro e Francisco dos Santos foram 10.ºs em K4.
O Clube Náutico de Ponte de Lima revalida, assim, o seu título de campeão nacional nesta prova, sendo a único clube português a vencer esta competição desde a sua 1.ª edição, confirmando a sua hegemonia no panorama da canoagem portuguesa.